A Criativosfera será fechada dia 01 de Maio de 2017. Obrigado a todos!

Aula 04 – Elementos do design

Curso: Design Básico

O designer gráfico possui várias tarefas que incluem criar elementos visuais para a web e para impressos, como sites, flyers, folders ou campanhas publicitárias.

Autores diferentes classificam diferentes elementos do design: enquanto alguns defendem que existem apenas seis, outros vão contar sete. Para esta aula, vamos levar em conta seis elementos que englobam os mesmos elementos de outro autores. Caso tenha interesse, você pode conferir os elementos da forma de acordo com Wucius Wong ("Princípios de forma e desenho") explicado em dois artigos: ponto, linha, plano e volume e formato, tamanho e textura.

Os seis elementos aos quais vamos tratar são: linha, forma, cor, textura, massa e espaço. Vamos tratar de cada um individualmente.

A linha

A linha

Linhas podem ser curtas, longas, curvadas ou retas. Podem ser verticais, horizontais ou diagonais. Podem até criar padrões. As linhas no design podem ser sólidas, traçadas, grossas ou finas.

As linhas podem ser usadas para delimitar diferentes seções no design ou para direcionar o olhar do usuário em uma direção específica pois geram uma sensação de movimento. Dependendo do estilo da linha, este movimento pode ser simples ou mais complexo; uma linha cheia de curvas vai levar o olhar do usuário pra lá e pra cá. Já uma linha tracejada pode incitar pausas no olhar.

A forma

A Forma

A forma é o segundo elemento mais usado no design. É nada mais que um agregado de linhas combinando para formar um novo elemento.

Estas podem ser círculos, quadrados, retângulos ou qualquer tipo de objeto abstrato. O design minimalista utiliza bastante as formas simples, como círculos e quadrados. E não pense que a forma precisa ser óbvia: blocos de textos geram uma forma, afinal são várias linhas horizontais que ao se juntar formam um "bloco".

Assim como a linha, formas também são associadas na nossa mente com diferentes movimentos. Círculos são associadas com o movimento e natureza, enquanto quadrados e triângulos podem ser vistas como design básico de estrutura. Do mesmo jeito que a cor, estilo, fundo ou textura da linha, o mesmo pode alterar a percepção do usuário em relação a forma.

A cor

A Cor

Provavelmente um dos elementos mais importantes do design, a cor encontra-se em todo lugar - sim, inclusive branco e preto são cores. A cor pode ser sutil ou chamativa, pode invocar calma, raiva ou até mesmo fome mesmo se você não notar isto (acredite: seu cérebro nota).

Estudos mostram que pessoas que vivem em ambientes com predominância da cor vermelha tinham uma pressão e batimento cardíaco maiores do que alguém morando em um ambiento azul. A cor pode ser um fator determinante para separar um bom design de um design fantástico.

Cores geram contraste, chamam a atenção, dão aspecto de profundidade, podem dar ênfase e podem mudar a maneira com a qual nos relacionamos com um objeto. A teoria da cor é um assunto inteiro no design - outro que iremos ver apenas no curso de Design Intermediário, de tão importante que é.

A textura

A Textura

Não se engane: textura não serve apenas para impressos - o termo se refere a características de uma superfície que pode ser tanto tátil quanto visual. Textura de tecido, pedra, madeira...a lista é infinita.

A textura pode se relacionar com o contexto no qual é inserida, reforçando ou complementando uma mensagem. Texturas com elementos maiores geralmente são mais agressivas, enquanto texturas de grão mais fino são mais delicadas (mas é claro que isso não se aplica a todas as texturas).

Na maioria dos casos, a textura age como agente secundário, agindo como suporte e reforço à imagem principal reforçando o conceito visual do trabalho. Se for mal empregada a textura vai atrapalhar o olho, agindo apenas como um ruído visual desnecessário à composição.

A massa

A Massa

Massa é o tamanho físico ou visual. O tamanho pode ser relativo: um simples ponto pode ser pequeno comparado ao tamanho do mundo, mas pode ser enorme comparado com um átomo e isto influencia o design.

Um folder grande pode parecer ser mais leve se texto e gráficos forem pouco usados, assim como um cartão de visitas pode aparentar ser mais pesado se recheado de elementos visuais.

Texto longo com um bom espaçamento entre-linhas pode ser mais fácil de ser lido por ter uma massa aparente menor. Já uma frase escrita em letras grossas e grandes podem dar um impacto maior por parecer mais pesado (e, consequentemente, chamar mais a atenção se for pareado com elementos mais "leves").

O espaço

O Espaço

O espaço é também crucial no design. Recentemente, o "espaço em branco" tem tido um papel maior no design por dar a impressão de leveza e direcionar o olhar para os elementos mais importantes. Veja a página inicial do Google, por exemplo: existe muito espaço em branco e o olhar naturalmente se foca naquilo que realmente importa para o usuário - a busca.

O "espaço em branco" não precisa necessariamente ser da cor branca; seria apenas um espaço sem nenhum elemento gráfico. Texturas podem ser usadas para representar o espaço em branco.

Além disto, o espaço é muito popular no Minimalismo por diminuir a quantia de elementos no design. Já a falta de espaço pode dar um ar de desorganização ou peso excessivo a um projeto visual, gerando confusão e fazendo com que a mensagem principal se perca.

Exercício

Este conteúdo é exclusivo para os Alunos Criativosfera.

Nossos Alunos desfrutam de várias vantagens, como poder tirar dúvidas com o professor, download das aulas em formato de eBook, acesso a palestras exclusivas além de visualizar o conteúdo que está aqui. Além disto, os Alunos Criativosfera também ajudam a manter o site no ar, possibilitando disseminar o conhecimento.

Está esperando o que? Confira as vantagens e torne-se um Alunos Criativosfera hoje!

Até a próxima aula!

 

« Anterior: Aula 03 – Processos do design    |    Próxima: Aula 05 – Princípios do design »

Professor

Canha - Fundador da Criativosfera, Sean "Canha" tem mais de 10 anos de experiência no mercado de design. Além de ser UX Designer, também é sócio do Choco La Design e fundador do antigo Design Blog. Você pode encontrá-lo no Facebook ou Twitter.

Alunos cadastrados podem tirar suas dúvidas com o professor. Cadastre-se hoje e aproveite as vantagens de ser um Aluno Criativosfera