A Criativosfera será fechada dia 01 de Maio de 2017. Obrigado a todos!

Aula 06 – Revisão

Curso: Design Básico

Estamos no final deste curso introdutório ao design. Então está na hora de rever o que aprendemos até agora:

O que é design?

Design é comunicar uma mensagem usando processos, elementos e princípios do design. Esta mensagem é a solução de um problema apresentado ao designer.

Este problema pode ser qualquer um, desde "como aumentar as vendas no meu site?" até "como passar uma imagem de confiança aos clientes da minha empresa?"

Se não houver um projeto ou método atrás da criação do designer, não é design.

O design faz parte da comunicação, que por sua vez faz parte da arte. Sem o surgimento da arte na pré-história humana, não teria surgido a escrita em 3.500 a.C. - e sem isto, não teríamos o tipo móvel aperfeiçoado em 1450, a Revolução Industrial no século XVIII, o movimento Arts & Crafts em 1860, a Belle Époque no final do século XVIII e finalmente o Modernismo que culminou na criação da primeira escola de design do mundo, a alemã Staatliches-Bauhaus - ou apenas Bauhaus.

Quais são os processos do design?

Os dois modelos principais são: o modelo racional e o modelo da perspectiva centrada em ação. Vamos dar foco ao modelo racional por possuir uma metodologia mais sólida e compreensível.

E como que um processo pode beneficiar o design? Ele agrega valor ao seu trabalho, ajuda a apresentar ao cliente e defender as suas escolhas, mantem seu projeto organizado e produtivo além de estabelecer credibilidade ao designer.

Quais os elementos básicos do design?

São 6: linha, forma, cor, textura, massa e espaço. Eles servem para dar objetivo ao design, direcionar o olhar, dar peso, simular algo e ajudar a transmitir a mensagem.

Para que serve os princípios do design?

Os princípios são usados em conjunto com os elementos. É através deles que deixamos a mensagem mais compreensível. Eles são: alinhamento, balanço, contraste, proximidade ou unidade e repetição ou consistência.

Dominar os processos, elementos e princípios do design é vital para todo designer. Sem entender como eles funcionam, não é possível comunicar com clareza. No próximo módulo, esses itens serão expandidos e clarificados de forma melhor.

Espero que você tenha conseguido entender um pouco sobre o que é o design, o que nós fazemos e a diferença entre design e designer. Caso tenha dúvidas, você pode entrar em contato com o professor através dos links abaixo.

Até o próximo curso!

Certificado de participação

Se você é Aluno Criativosfera, efetue o login para poder imprimir seu certificado de participação deste curso. Caso você ainda não seja Aluno Criativosfera, considere cadastrar-se hoje para poder usufruir desta e várias outras vantagens!

« Anterior: Aula 05 – Princípios do design    |    Próxima: Aula 01 – O Modelo Racional »

Professor

Canha - Fundador da Criativosfera, Sean "Canha" tem mais de 10 anos de experiência no mercado de design. Além de ser UX Designer, também é sócio do Choco La Design e fundador do antigo Design Blog. Você pode encontrá-lo no Facebook ou Twitter.

Alunos cadastrados podem tirar suas dúvidas com o professor. Cadastre-se hoje e aproveite as vantagens de ser um Aluno Criativosfera